
Cidades menores crescem mais que as cidades maiores.
O que podemos aprender com os dados do Censo 2022?
Eles podem contribuir com a gestão pública !
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a divulgação dos dados do Censo 2022, onde já é possível notar um considerável crescimento de pequenas cidades, sobretudo no entorno das regiões metropolitanas. É um reflexo de diversas dimensões que requerem uma análise mais aprofundada e integrada no que diz respeito às políticas públicas. Isto terá um impacto direto nas estratégias de marketing e comunicação das organizações.
A expansão populacional nas regiões metropolitanas do Paraná foi de 9,5%, contra 6,5% da média nacional. No entanto, o aumento populacional das cidades do entorno foi maior do que o aumento populacional das cidades consideradas capitais de cada região metropolitana.
O IBGE / Censo 2022 revelou um crescimento populacional de apenas 1,2%, enquanto cidades vizinhas, como Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, aumentaram a sua população de 81,7 mil para 148,9 mil habitantes nos últimos 12 anos, o que representa o segundo maior aumento proporcional entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. A área metropolitana ainda conta com a cidade de São José dos Pinhais, que teve um aumento populacional de 24,6%, alcançando um total de mais de 329,2 mil habitantes.
Cascavel, a maior cidade da região sudoeste do Paraná, teve um crescimento de 17,8% em relação ao Censo de 2010, chegando a 348,5 mil habitantes. Além disso, outras cidades como Toledo cresceram 26,11%, com 150,7 mil habitantes. Na região, a cidade de Cafelândia cresceu 29,6% e é uma das maiores do Estado.
Na Região Metropolitana de Maringá, por exemplo, o crescimento da Cidade Canção foi de 14,7%, passando para 409,6 mil habitante. No entorno, há o crescimento de Floresta, com 76,3%, e de Mandaguaçu, com 69,3%. Além disso, sarandi cresceu 42%, passando para 118,4 mil habitantes. Apenas a Região Metropolitana de Londrina teve um crescimento inferior ao da média do Paraná, com 8,86%.
Já na região dos Campos Gerais, a cidade de Ponta Grossa cresceu para 358,3 mil habitantes, um aumento de 17,8%. As cidades que ficam na região, mas não no entorno de Ponta Grossa, como Imbaú (23,9%) e Carambeí (21,5%), mostram o mesmo crescimento que as principais cidades. Vale ressaltar a relevância das cidades de Telêmaco Borba, Castro e Prudentópolis para o setor econômico do Estado, que estão nessa região.
Assim, as administrações das principais cidades devem prestar mais atenção aos números, analisá-los para compreender esse movimento, estabelecer conexões com as pessoas para compreender suas expectativas e desejos, e, de fato, implementar políticas públicas que atendam à qualidade de vida da população, que, conforme o Censo 2023, sofreu uma redução de quase 30%, conforme indicado pelo Índice de Perda de Qualidade da Vida (IPQV).
As principais cidades estão, de forma equilibrada e integrada, apresentando todos os indicadores sobre qualidade de vida?
Encontrar as razões para esse movimento pode ser uma importante contribuição da sociedade civil organizada para as gestões públicas, que estão em final de mandato e ainda enfrentam o sistema burocrático. As análises abordam tópicos como a crise imobiliária que impede o acesso das classes menos favorecidas, o alto preço dos combustíveis em determinadas regiões, os preços nos supermercados e nas lojas, a influência do agronegócio, além do impacto do envelhecimento da população, a desigualdade que só aumenta e, sobretudo, o comportamento associativista que algumas regiões apresentam como seus diferenciais.
“As cidades devem procurar por premiações regionais, e não apenas individuais, pois, arriscam ser as melhores em certos setores, e terem em seu entorno uma região oposta ao brilho de seu prêmio”. LOR.
São situações que interferem diretamente na vida das pessoas e requerem do gestor maior e mais cuidado com políticas públicas e tomada de decisão de investimento em qualquer nível de governo ou da iniciativa privada.
Mas, como o Marketing pode contribuir com isso?
Em Marketing, as políticas públicas são denominadas de produtos/serviços e são administradas visando causar um impacto imediato nas pessoas. Dessa forma, a população devolve à gestão um significado, denominado valor, que pode ser positivo ou negativo. Para ter bons resultados, é preciso ter uma boa estratégia de marketing.
O Marketing pode ser útil para o gestor público na elaboração de ações que atinjam as famílias brasileiras, buscando encontrar diferentes programas que afetem o seu dia a dia, como as áreas da segurança, saúde, mobilidade e educação, pois são áreas que provocam um significado na mesma velocidade da sua aplicação.
Uma experiência interessante é a de que a Prefeitura de São Paulo, em vez de criar diversas secretarias, uniu diversos departamentos em uma única Secretaria e criou a Secretaria de Projetos Especiais, que abrange os setores de planejamento, finanças, engenharia e marketing, otimizando a atividade dos envolvidos, propondo e executando obras e ações integradas.
O maior ganho é que todos estão focados em um único objetivo, as pessoas. Os Projetos Especiais são considerados de extrema importância e requerem a participação de diversos especialistas antes de serem definidos. A discussão não ocorre de maneira isolada, com a obrigação de atender ao maior número de pessoas por meio de diversos serviços integrados.
Essa visão integrada é uma atribuição de marketing, e atualmente desempenha uma função estratégica e regencial, que antecede as ações de comunicação. O papel do Marketing tem se tornado fundamental em qualquer administração, uma vez que ele trata das conexões entre marcas e indivíduos, e da criação de significado entre elas. A comunicação é uma ferramenta que potencializará essa relação.
Mais informações no site Panorama do Censo 2022. (PAEN)
https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/
Prof. Me. Lúcio Olivo Rosas.
Mestre em Comunicação e Semiótica: Significação das mídias
Professor universitário e Market intelligence Professional
@lucio_rosas_ @maringacominformacao
Foto: @thiagolouzada_
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