
Ouvir a população, uma estratégia para criar valor
Com gestão participativa e transparente, a Prefeitura de Maringá investe em iniciativas para promover a participação popular e aprimorar a eficiência dos serviços municipais. Com a plataforma ′Avaliando Brasil′, solução inovadora fomentada pelo Edital de Inovação da Prefeitura, o município recebe avaliações da comunidade sobre serviços. O objetivo é ouvir a população sobre as ações desenvolvidas nos espaços públicos e avaliar o nível de satisfação para adoção de melhorias.
As pesquisas de satisfação iniciaram em sete locais. A comunidade pode avaliar o cursinho pré-vestibular do projeto ′Aprova′, da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes; a estrutura da Vila Olímpica; os cursos e ações do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC); e o atendimento, alimentação e infraestrutura dos quatro restaurantes populares. A comunidade pode acessar o formulário da pesquisa por meio de QR Codes dos cartazes afixados em cada local ou no Portal da Transparência (clique aqui para acessar).
Para a secretária de Compliance e Controle, Patrícia Parra, a ferramenta representa mais uma forma para ouvir a comunidade e, a partir das contribuições, aprimorar a qualidade do serviço público. “De forma rápida, por meio do próprio celular, o cidadão pode avaliar e apresentar sugestões de melhorias. Com informações sobre as expectativas, percepções e desempenho dos serviços, garantimos a eficiência das políticas públicas e a promoção da transparência”, diz.
A avaliação será contínua, conforme a lei federal nº 13.460/2017, regulamentada pelo decreto municipal n° 1802/2022, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
Edital de Inovação – A plataforma ′Avaliando Brasil′ é resultado da política de fomento do Edital de Inovação da Prefeitura de Maringá. A iniciativa seleciona soluções inovadoras para resolução de desafios enfrentados pela gestão municipal.
Por: Murillo Saldanha/PMM
OPINIÃO:
“Tania Maria Vidigal Limeira diz que Marketing é uma função empresarial que cria valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, através da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing, onde a comunicação é uma dessas frentes de gestão.
Assim, percebemos que a iniciativa de ouvir a população sobre as políticas públicas implementadas pela prefeitura (como a empresa) possibilita a obtenção de informações para aprimorar os serviços, mas também possibilita estabelecer conexões emocionais com a população, uma vez que ouvir uma pessoa e dar atenção à sua opinião é uma forma de estabelecer um bom relacionamento, ou seja, gerar valor para a marca.
Destaco a iniciativa e aproveito para pontuar que as tecnologias podem ajudar as organizações, encurtando a distância entre poder público e cidadão, dando-lhe voz e opinião sobre produtos/serviços que lhe é ofertado, e que fazem parte de sua vida. É fundamental essa gestão de relacionamento para que a avaliação seja positiva, que é o objetivo de todo gestor”.
Prof. Me. Lúcio Olivo Rosas
Mestre em Comunicação e Semiótica: Significação das Mídias
Professor universitário e Market intelligence Professional
@lucio_rosas_ @maringacominformacao
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