
Discriminação Geracional no Marketing. É hora de falarmos sobre esse assunto
Profissionais acima dos 40 anos são afetados pela falta de oportunidade em empresas que não querem pagar o seu valor ou acabam sendo expelidos por falta de qualificação.
Etarismo no Marketing.
Entre todas as causas discutidas nas empresas, uma ainda não ganhou a relevância merecida: a discriminação etária. Me parece que os profissionais convivem com essa realidade como um sapo que está numa água fria e fica nela até ferver.
Convivemos com analistas, coordenadores, gerentes, diretores e vice-presidentes de Marketing diariamente e esse fato é nítido: existem cada vez menos executivos (especialmente mulheres) acima de 40 e 50 anos não apenas em cargos de alta gestão, mas em todas os cargos.
Sabemos os motivos. Ou a empresa não quer manter esse profissional que se tornou “caro” ou o próprio profissional não acompanhou as atualizações do mercado. É nesse cenário que se impõe a discriminação geracional no mercado de uma forma geral.
Hoje em dia, no entanto, e no Marketing em especial, podemos ver um recém-formado na casa dos vinte e poucos anos ou até um profissional já experiente com seus 10, 15 anos de mercado, desatualizados. Ou seja, não é “privilégio” dos profissionais acima de 40 e 50 anos a obrigação de se manterem modernos.
Desfeita essa distorção, resta a questão salarial e uma terceira que vou chamar de “vibe” do Marketing.
Por muito tempo se acreditou que Marketing era apenas fazer coisas inovadoras e modernas, logo, um profissional grisalho já estava velho. Tem uma questão de imagem. E perceba como isso foi mudando ao longo do tempo.
Há vinte anos, o Diretor de Marketing usava terno e gravata e hoje já vemos muitos até de camiseta. Trabalhamos com imagem e a nossa própria imagem precisa se atualizar. Mas a questão é muito mais profunda e, particularmente, acredito que possa haver uma mudança em um horizonte não muito distante.
Uma mudança não apenas a partir da discussão sobre a discriminação contra pessoas baseado na idade, mas também a partir do resultado que os profissionais 40 e 50+ podem entregar.
O Marketing de hoje é muito mais analítico, complexo e requer não apenas pessoas experientes, mas pessoas capacitadas, seja em qual idade forem.
Por Bruno Mello – 17/07/2023
OPINIÃO
Em muitas outras profissões, como a medicina pro exemplo, quanto maior a experiência do médico, maior a sensação de segurança para o paciente, porém, se ele naõ estiver atualizado, o etarismo pode se estabelecer como um problema para o profissional.
No marketing, o autor aborda de forma cirurgica uma situação, que é a questão salarial, afinal, o profissional com mais experiência já contruiu uma história que tem o seu valor, e isso pode refletir negativamente para a sua contratação, afinal pode ser considerado um “profissional caro”.
Mas essa é a questão, o que é mais caro, um profissional com um salário melhor, com experiencia, aonde o risco de insucesso é menor, ou um profissional mais jovem, que recebem menos, porém, ainda contando com a sorte para o sucesso dos negócios?
Tudo é uma questão de ponto de vista.
Prof. Me. Lúcio Olivo Rosas.
Mestre em Comunicação e Semiótica: Significação das Mídias
Professor universitário e Market intelligence Professional
@lucio_rosas_ @maringacominformacao
Imagem: site / autor.
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