
Você utiliza apenas a sua intuição para analisar o que está ao seu redor? A tecnologia IA pode te ajudar!
Para auxiliar nessa reflexão, vamos abordar hoje o tema central, a Inteligência Artificial — IA, e como ela interfere na cultura organizacional, seja privada ou pública, sobretudo para os gestores onipotentes, aqueles que apostam exclusivamente na sua intuição e na sua suposta soberania intelectual de articulação.
O mundo está mudando constantemente e para se adaptar às mudanças é preciso mudar os conceitos antigos e usar a tecnologia e recursos que auxiliam as estratégias a funcionarem bem. A sociedade está mudando e tornando-se instável.
Os dados passaram a ser o combustível da “Era da Informação”, e, com eles, podemos calcular os resultados de qualquer ação tomada pelo homem, não somente quantitativos, mas também analisar o sentimento codificado em cada postagem nas plataformas digitais.
Um grande envolvimento pode não expressar o verdadeiro sentimento das pessoas em relação a uma determinada marca, pessoa ou organização. O exemplo é quando uma postagem atinge muitos seguidores, recebendo muitas curtidas, comentários e compartilhamentos, mas o conteúdo dessa reação, de fato, está refletindo um sentimento de sátira, desprezo, nojo, inconformidade, dentre outros. Dessa forma, pode-se dizer que houve um grande engajamento, mas o resultado foi negativo.
A inteligência artificial ajuda a entender melhor as estratégias, como analisar dados que antes não eram visíveis. Isso nos ajuda a prever o que acontecerá no mercado e planejar investimentos. Isso é feito com dados e ajuda a identificar padrões e tendências que não são fáceis de perceber.
Visando aumentar as conversões, as organizações brasileiras investem em inteligência artificial para estarem mais próximas dos seus clientes e potenciais clientes. Segundo uma pesquisa global conduzida pela International Business Machines Corporation (IBM), em 2022, cerca de 41% das companhias brasileiras empregaram Inteligência Artificial nas suas atividades diárias. Conforme as previsões do setor de tecnologia, as soluções de automação inteligente ultrapassarão US$ 1 bilhão no Brasil em 2023, representando um aumento de 33% em relação ao ano anterior, o Estudo da International Data Corporation (IDC). Entre os destaques para o setor estão o uso de Inteligência Artificial (IA) e a nuvem.
Assim, a inteligência artificial auxilia na compreensão mais aprofundada do sentimento das pessoas, afetando inclusive a maneira como se comunica com elas, utilizando dados como guia para escolher assuntos relevantes, mas relevantes para a população, transformando temas considerados problemáticos em campanhas.
O prefeito atual de Florianópolis, @topaziofloripa, é competente ao expor um problema criado pela prefeitura como uma oportunidade de engajamento positivo. Ao analisar a reforma de uma rua que teve um poste no meio dela, ele tem em vista explicar o problema e apresentar uma solução, demonstrando humildade e empatia, criando uma conexão emocional positiva com a população e, consequentemente, gerando engajamento relevante. Isso se dá porque a inteligência artificial — IA, identifica o sentimento da população e mostra o caminho para suprir esse descontentamento, que é se colocar na posição dessas pessoas. Dessa forma, basta usar uma narrativa adequada e gerar valor na relação.
Entretanto, o robô não precisa substituir o ser humano, já que a tecnologia expandiu a nossa capacidade de memória e processamento, permitindo-nos gerenciar as emoções codificadas nas reações digitais das pessoas. Isso pode auxiliar os profissionais a estabelecer conexões fortes com clientes e colegas, negociar de maneira eficiente e tomar decisões que considerem as necessidades e preocupações de todos os envolvidos, proporcionando uma compreensão mais aprofundada dos produtos/serviços oferecidos e a sua influência na vida das pessoas.
“Para não ser substituído por um robô, não seja um robô”. Martha Gabriel.
Ao integrarmos a inteligência artificial — IA com a inteligência humana, é possível obter um profissional equilibrado e completo, capaz de tomar decisões mais acertadas, construir relacionamentos mais sólidos e obter resultados superiores para si e para os seus clientes.
Prof. Me. Lúcio Olivo Rosas.
Mestre em Comunicação e Semiótica: Significação das mídias
Professor universitário e Market intelligence Professional
@lucio_rosas_ @maringacominformcao
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